RTP Play

José Rodrigues dos Santos diz que Quintanilha foi “eleito ou eleita”

José Rodrigues dos Santos disse, esta quarta-feira, ao apresentar o Telejornal da RTP, que o deputado Alexandre Quintanilha “foi eleito ou eleita pelo PS”.

“O deputado mais velho tem 70 anos e foi eleito, ou eleita, pelo PS”, afirmou o pivot da RTP antes de uma reportagem sobre as eleições.

O momento aconteceu aos 44.45 minutos do Telejornal, e foi largamente comentado nas redes sociais, onde o apresentador é acusado por muitos de homofobia.

Alexandre Quintanilha, cabeça de lista do PS no Porto, é um homossexual assumido e é casado com o escritor Richard Zimler, norte-americano radicado no Porto.

“Para corrigir um erro, cometi um erro”

“Os apresentadores dos jornais muito raramente veem uma única peça antes delas irem para o ar. Escrevemos os nossos textos com base nas propostas que os repórteres nos enviam. O que eu faço é meter os textos em linguagem de pivô. Neste caso, a proposta que eu recebi dizia que o Parlamento tem uma série de rostos novos e que o mais velho, ‘uma pensionista’, tinha 70 anos. Atenção que o nome dele está ausente nessa proposta e eu não sei nunca quem é o deputado em causa”, explica Rodrigues dos Santos ao Diário de Notícias.

O apresentador afirma ter pensado tratar-se de um trabalho sobre uma mulher. “Para corrigir um erro, cometi um erro

. A ironia é essa. Nunca me pareceu que fosse um erro grave e por isso fiz imediatamente a correção. Eu nem sei que ele [Quintanilha] é homossexual, desconheço isso. Não sei nem quero saber”, frisou o jornalista.

Na nota enviada às redações, a RTP assume que “no Telejornal de ontem, por lamentável equívoco, decorrente de um erro não intencional, foi referido que o deputado mais velho eleito para o parlamento era uma mulher”.

“Na verdade, esta associação aconteceu porque na peça fazia-se referência a uma mulher eleita pelo Bloco de Esquerda, uma pensionista de 68 anos. O apresentador, quando lançou a reportagem, acreditou que se tratava da mesma pessoa”, explica a RTP em comunicado enviado às redações.

A estação reconhece que “os erros são sempre de evitar mas, como qualquer pessoa que trabalha no jornalismo ou em qualquer outra profissão sabe, por vezes acontecem”.

“De qualquer modo, a reportagem esclareceu de imediato o erro ao mostrar que o deputado de 70 anos era na realidade um homem. O Diretor de Informação da RTP falou pessoalmente com o visado, a quem apresentou as desculpas pelo facto”, lê-se no comunicado.

ZAP