DR José Cid
José Cid e Nuno Markl estão a ser alvo de uma onda de críticas nas redes sociais por causa de uma entrevista de 2010. Em causa estão as declarações do cantor sobre os transmontanos, que arrancaram as risadas do humorista.
A entrevista, realizada por Nuno Markl a José Cid em 2010, para o Canal Q, foi retransmitida este fim-de-semana, e partilhada no Facebook pelo utilizador Jorge Monteiro, um transmontano indignado com as palavras do cantor, gerando quase 9 mil partilhas e cerca de 500 mil visualizações.
“Vêm excursões de pessoas que nunca viram o mar para o Pavilhão Atlântico”, diz José Cid na entrevista.
“Pessoas assim medonhas, desdentadas e efectivamente isso não é Portugal”, acrescenta, notando que se devia construir “uma muralha da China em Trás-os-Montes para não deixar passar”.
caption=O músico já veio pedir “imensas desculpas” pelas suas declarações, conforme um comunicado citado pelo Jornal de Notícias.
“Injustamente, falei mal do público e do povo transmontano”, refere José Cid, falando de um “momento irreflectido”. “Fui injusto com pessoas que gostam de mim, que sempre me apoiaram, ouviram e partilharam a minha música. Estou muito triste comigo”, destaca ainda.
Nas redes sociais, as críticas continuam e a sua conta do Facebook foi suspensa.
Na sua rubrica na Rádio Comercial, “O Homem que Mordeu o Cão”, Nuno Markl o humorista pediu “desculpa” por se ter “rido dos desvarios do Cid”.
“O meu Facebook foi mais do que um palco de apedrejamento”, lamentou.
“Se não servir para nada – porque toda a gente prefere a guerra do que a paz, nas redes sociais – tudo o que posso dizer é que continuarei a gostar de Trás-os-Montes como gostei toda a minha vida até aqui”, escreveu Nuno Markl no Facebook.
“É triste perceber que por causa de uma velha entrevista com o José Cid – em que me ri do que ele disse, porque é impossível uma pessoa não se rir com os delírios dele – sou o novo alvo a abater do Facebook“, lamentou ainda.
Entretanto, foi criada a página de Facebook Todos Contra José Cid, que já conta com mais de 5.900 fãs, e que pretendia promover uma espécie de manifestação de desagrado contra o cantor no concerto que ele tinha agendado para o dia 11 de Junho, em Alfândega da Fé, Bragança.
O concerto, no entanto, foi cancelado.
Já foi também criada uma petição online onde se afirma que “José Cid insultou os transmontanos”, exigindo-se “um pedido de desculpas” do cantor.
SV, ZAP
E ainda há quem diga que o vinho de Trás-os-Montes não presta.