(dr) sol.pt
O director do jornal Sol, José António Saraiva
O grupo angolano que detém os jornais Sol e i decidiu encerrar as duas publicações. A ideia da Newshold de Álvaro Sobrinho é criar um novo projecto jornalístico com apenas um terço dos trabalhadores dos dois jornais.
A notícia é avançada pelo jornal Público, que salienta que a decisão foi comunicada aos trabalhadores do Sol e do i em plenário realizado esta segunda-feira.
Este processo deverá levar ao despedimento de cerca de 120 pessoas, permanecendo agregadas ao novo projecto jornalístico a criar apenas 66 trabalhadores, ainda de acordo com o Público.
O diário realça os “elevados prejuízos” dos dois jornais como argumento do grupo de Álvaro Sobrinho para os encerramentos.
Só em 2014, o Sol terá tido prejuízos da ordem dos 4,4 milhões de euros, enquanto o i terá tido resultados negativos de 3,8 milhões de euros.
A reestruturação no grupo vai também motivar cortes salariais nos trabalhadores que ficam, segundo avança o jornal Expresso.
“No caso dos directores, esses cortes podem atingir 50% do vencimento actual“, aponta o semanário.
O Expresso acrescenta que “regalias como os telemóveis até agora pagos pela empresa ou a carrinha que garantia a ligação gratuita entre Lisboa e a sede dos jornais (em Queijas) também serão cortadas”.
A nova publicação que a Newshold pretende criar deverá incluir uma edição diária e outra semanal, segundo o Público.
ZAP
Certamente não terá nada a ver com andarem a divulgar os podres do PS, incluindo do nosso saudoso José Socrates :P
Acredito tanto nisso como naqueles jantares com procuradores que mandaram destruir provas para assinaturas de um livro ??!!!???
E assim começa, em meia dúzia de dias muitos cordéis já foram mexidos, antevejo em breve os casos contra Socrates e outros serem arquivados e vamos pagar bem pago a indemenização.