José Goulão / Flickr

Jorge Jesus quer fazer de Diego Capel um “novo Fábio Coentrão”, ou seja, adaptar o extremo espanhol do Sporting a lateral esquerdo.

Segundo soube o DN, o plano de Jorge Jesus é transformar o extremo Diego Capel num lateral esquerdo, à imagem do que fez com Fábio Coentrão.

Quando Coentrão chegou ao Benfica, em 2007, era um extremo-esquerdo de raiz, posição em que actuava no Rio Ave.

Entre 2009 e 2011, épocas em que foi treinado por Jorge Jesus, o agora técnico do Sporting operou uma mudança no posicionamento de Coentrão, recuando o jogador no terreno e transformando-o num lateral-esquerdo com propensão atacante.

Coentrão manteve até hoje esta posição, que lhe garante a titularidade no plantel do Real Madrid (onde compete com o brasileiro Marcelo) e na selecção nacional.

Segundo o DN apurou, nas reuniões que Jesus manteve com a direcção leonina, o treinador apresentou o perfil da equipa que pretende, e um dos jogadores que pretenderá manter no plantel é Diegfo Capel.

O extremo-esquerdo espanhol, bem-amado das claques leoninas mas que perdeu a titularidade

com Marco Silva e foi dado como transferível, é apreciado por Jesus.

O treinador pretenderá fazer recuar Capel para a defesa, como fez com Coentrão, e ganhar um lateral-esquerdo atacante à sua imagem: garra e entrega ao jogo, capacidade técnica fora do normal, e velocidade nas alas.

Segundo o DN, a dificultar o plano do treinador leonino poderá estar no entanto o salário do jogador, cujo contrato termina em 2016.

Capel parece não estar inclinado a rever o nível salarial e os prémios de jogo, condição essencial para que a direcção decida manter no plantel um jogador que, aos 27 anos, não terá a mesma margem de valorização que Coentrão tinha quando chegou ao Benfica.

Nem mesmo considerando que é treinado pelo mágico Jorge Jesus.

AJB, ZAP