Jorge Cadete / Facebook

Javalis na Praia da Arrábida, Setúbal

No início desta semana, o grupo parlamentar do CDS-PP propôs ao Governo um conjunto de recomendações sobre o controlo da população de javalis em Portugal.

O CDS sugere que sejam implementadas as medidas necessárias – legislativas ou outras – para, “com urgência, delinear estratégias para a elaboração de um plano ágil de redução e controlo a longo prazo da população de javalis em território nacional, de acordo com a legislação ambiental nacional e da União Europeia, incluindo os requisitos de proteção da natureza”.

Além disso, os deputados centristas querem que seja realizado um estudo sobre a densidade, dimensão e distribuição territorial da população de javalis em Portugal. Para tal, o CDS propõe que o Governo recorra ao recém-criado Centro de Competências para o Estudo, Gestão e Sustentabilidade das Espécies Cinegéticas e Biodiversidade.

Segundo o Expresso, no que diz respeito ao financiamento destas ações, o partido considera que deve ser feito através de um reforço das verbas afetadas ao Fundo Florestal Permanente, com base nas receitas em licenciamento de caça.

No mesmo documento, o CDS lembra que a receita gerada pelo setor da caça ascende anualmente a mais de 10,7 milhões de euros, tendo em conta as licenças pagas pelos caçadores (6 milhões) e as taxas pagas pelas concessões de caça (4,7 milhões).

Agricultores e caçadores ouvidos pelo matutino denunciaram a existência de uma praga de javalis no país, e alertaram que esta espécie selvagem é um meio fácil de transmissão de doenças

, como a tuberculose, a triquinose ou a peste suína africana.

A prevenção é, por isso, urgente e fundamental, tanto mais que caso venha a entrar em Portugal, a peste suína africana poderá traduzir-se numa calamidade para a fileira da carne de porco e da montanheira, para além de dizimar as populações de suínos selvagens”, rematam os centristas.

Em Portugal, o último foco desta doença registou-se a 15 de novembro de 1999, em Almodôvar. Todavia, há recentemente registos de casos na Bélgica, em setembro de 2018.

Além disso, segundo os dados da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, entre 2011 e 2016, foram notificados casos positivos de carcaças de javalis contagiadas com tuberculose em 28% das jornadas de caça na região Centro e 12% no Alentejo.

Os mesmo dados adiantam ainda que cerca de 7% dos javalis abatidos eram portadores de doença após as respetivas confirmações laboratoriais.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]