Uma fotografia partilhada nas redes sociais tem causado grande revolta por mostrar que o jantar de encerramento da maior feira tecnológica do mundo, a Web Summit, aconteceu na noite de sexta-feira no Panteão Nacional.
Acaba a Web Summit e começa a F.ounders, um evento à porta fechada apenas para grandes líderes tecnológicos. No ano passado, o jantar de encerramento (e, ao mesmo tempo, de abertura deste segundo evento) ocorreu na Penha Longa, em Sintra.
Este ano, as redes sociais têm partilhado uma fotografia que dá conta que o jantar terá ocorrido no Panteão Nacional. Os utilizadores revoltaram-se e não foram os únicos, com António Costa, primeiro-ministro, a emitir um comunicado no qual repudia a situação.
“A utilização do Panteão Nacional para eventos festivos é absolutamente indigna do respeito devido à memória dos que aí honramos”, disse o primeiro-ministro, dando força às palavras do diplomata Seixas da Costa, que também já tinha censurado a realização do jantar naquele local.
“Apesar de enquadrado legalmente, através de despacho proferido pelo anterior Governo, é ofensivo utilizar deste modo um monumento nacional com as características e particularidades do Panteão Nacional”, diz a nota do gabinete de António Costa.
Desde 2014 que é possível utilizar certos monumentos para eventos privados mediante pagamento. O Regulamento de Utilização de Espaços nos Serviços Dependentes foi aprovado pelo governo de Pedro Passos Coelho, com o objetivo de uma “rentabilização assente na qualidade e, sobretudo, na salvaguarda da sua especificidade e prestígio”, indicava a nota governativa que circulou na altura.
Depois da entrada em vigor da legislação, passou a ser possível arrendar 23 monumentos e imóveis afetos à Direção-Geral do Património.
Agora, “para que situações semelhantes não voltem a repetir-se”, António Costa informa que, “tal como foi divulgado pelo Ministério da Cultura, o Governo procederá à alteração
do referido despacho”, na esperança de que não se voltem a violar “a história, memória coletiva e os símbolos nacionais”.De acordo com o Dinheiro Vivo, num dos vídeos divulgados, é possível ver Paddy Cosgrave a falar na zona central da sala, dirigindo-se aos convidados. “É o que tentamos fazer: arranjar espaços incríveis“, indica o CEO da Web Summit, responsável também pela organização da F.ounders.
Fundador da Web Summit pede desculpa
Paddy Cosgrave, fundador da Web Summit, pediu desculpa por ter usado o Panteão Nacional para o jantar de encerramento da maior feira tecnológica do mundo.
O responsável explica que, sendo irlandês, culturalmente, tem uma abordagem em relação à morte muito diferente da portuguesa. “Eu amo este país como se fosse uma segunda casa e nunca teria a intenção de ofender os grandes heróis do passado de Portugal”, escreveu no Twitter.
Paddy Cosgrave explica ainda que “foi um jantar organizado de acordo com as regras do Panteão Nacional e realizado com respeito“. A ideia era “tentar honrar a história de Portugal”, acrescenta.
Cosgrave conta que, na Irlanda, a morte é celebrada e que, no passado, “o jantar mais importante dos fundadores teve lugar na Catedral Christ Church, em Dublin.
[sc name=”assina” by=”ZAP” ]
Quem deu ordem ou quem autorizou esta vergonha?