Volkswagen BUDD-e concept
Volkswagen BUDD-e concept
Volkswagen BUDD-e concept
Volkswagen BUDD-e concept
Volkswagen BUDD-e concept
Volkswagen BUDD-e concept

É a primeira tentativa da Volkswagen de voltar a tempos mais felizes, depois do escândalo em que se viu envolvida no ano passado, ao admitir que manipulou os níveis de gases poluentes emitidos por alguns dos seus modelos.

A marca alemã aproveitou o Consumer Electronics Show, a feira de tecnologia que está a decorrer esta semana em Las Vegas, para apresentar a minivan BUDD-e, uma espécie de reencarnação do Microbus – a célebre “pão de forma”.

Segundo o Dinheiro Vivo, o BUDD-e será a versão elétrica e moderna do icónico furgão da Volkswagen, que deixou de ser produzido em 2013, ao fim de mais de 60 anos. Para já, é apenas um conceito, mas poderá chegar ao mercado em 2019.

A BUDD-e será o primeiro carro baseado na nova plataforma modular elétrica pequeno-para-médio (MEB), desenhado especificamente para veículos elétricos.

O novo modelo conta com o sistema Modular Electric Toolkit, que vai ser integrado nos futuros carros elétricos da Volkswagen, e com dois motores elétricos, um por cada eixo.

O carro deverá atingir 150 quilómetros por hora e a bateria (que pode ser carregada com um sistema wireless e até 80% em 30 minutos) terá autonomia para 600 quilómetros.

Segundo a TopGear, o visor é composto por um único painel de instrumentos, de 12.3 polegadas, dividido em três áreas programáveis, entre navegação, infotainment e as habituais informações do veículo.

A BUDD-e traz ainda uma surpresa, cada vez mais essencial nos dias hoje: ligação à internet, o que significa que podemos manter contato com o carro à distância.

O anúncio deste novo carro chega depois de a Volkswagen se ter comprometido a apostar em modelos elétricos e não poluentes, numa altura em que enfrenta o impacto do escândalo das emissões poluentes.

Este investimento terá de ser equilibrado com os custos decorrentes deste escândalo, que não param de aumentar.

Esta semana, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos apresentou uma queixa contra a Volkswagen, com o qual a marca poderá enfrentar, só neste caso, uma multa superior a 74 mil milhões de euros.

ZAP / Bom Dia