Daniel Ogren / Flickr

A autora JK Rowling

A escritora britânica J.K. Rowling confirma que se inspirou no nome do ditador português António de Oliveira Salazar para criar uma das personagens da mítica saga dos livros “Harry Potter”.

O nome de Salazar Slytherin, um dos quatro fundadores da Escola de Magia e de Feitiçaria de Hogwarts, uma espécie de internato de magia para bruxos e bruxas, já há muito que tinha levantado especulações de que poderia ter sido inspirado na figura do ditador português.

Agora, a escritora que viveu no Porto entre 1991 e 1992, onde deu aulas de Inglês, confirma que, de facto, a personagem se baseia no nome de Oliveira Salazar.

A confirmação é dada por J.K. Rowling

numa publicação no seu perfil do Twitter, depois de ter sido questionada por uma fã sobre se a sua estadia em Portugal teria influenciado a criação do cruel Salazar Slytherin.

“Fui, de facto, buscar o nome a António Salazar, o ditador português”, respondeu a escritora britânica.

Salazar Slytherin é um feiticeiro cruel e sem piedade com uma infindável fome de poder que fala com serpentes e que defende que só os filhos de feiticeiros, de sangue puro, devem ter lugar em Hogwarts.

[sc name=”assina” by=”ZAP” source=”” ]