SkyTran

Jerry Sanders, diretor-geral da SkyTran, empresa de taxis voadores

O sistema de transporte futurista vai começar a funcionar em Israel já no fim deste mês.

Sim, leu bem, são mesmo táxis voadores e vão começar a circular já este mês pelos céus israelitas, avança a CNN.

Esta tecnologia do futuro foi desenvolvida pela empresa norte-americana SkyTran e verá a luz em Tel Aviv, cidade de Israel, embora já existam planos para chegar em breve à India e a França.

O sistema de transporte baseia-se na levitação magnética e foi desenvolvida nos últimos cinco anos, com a ajuda de especialistas da NASA.

Os veículos têm capacidade para quatro pessoas e vão ser colocados a seis metros sobre o nível das estradas.

Apesar de atingirem uma velocidade máxima de 241 quilómetros por hora, os engenheiros norte-americanos advertem que, dentro de uma cidade, a velocidade praticada deve ser muito mais baixa.

“É um meio de transporte mais barato e mais fácil de construir do que os comboios e os metros. Ao mesmo tempo, é um sistema muito mais amigo do meio ambiente” defende Jerry Sanders, diretor-geral da SkyTran.

Segundo o responsável, os sistemas de transporte subterrâneo podem custar entre 100 e 2 mil milhões por quilómetro, enquanto que um quilómetro na SkyTran custa cerca de oito milhões de dólares.

Para pedir um destes táxis, a empresa vai disponibilizar o serviço numa página web mas também vai desenvolver uma aplicação móvel.

ZAP