As autoridades israelitas demoliram, no passado domingo, dois estabelecimentos de ensino financiados pela UE, na Cisjordânia ocupada. Os palestinianos acusam Israel de querer construir mais colonatos, enquanto os israelitas garantem que as escolas foram construídas de forma ilegal.

No passado domingo, o Estado hebraico demoliu mais duas escolas financiadas pela União Europeia na Cisjordânia ocupada. De acordo com a Euronews, Israel sustenta que ambos os estabelecimentos de ensino foram destinados à comunidade beduína construídos ilegalmente.

“Não nos querem deixar aprender. Cada vez que se constrói uma escola, chegam aqui e destroem-na” afirma o estudante Osama Younis à Euronews, expressando o cansaço vivido pelos alunos por esta não ser a primeira vez que destroem estabelecimentos de ensino.

Em comunicado citado pela Reuters, o coordenador do governo israelita para as questões relacionadas com os territórios ocupados referiu que a construção das duas escolas “foi feita sem as permissões necessárias”, acrescentando que a demolição terá sido aprovada pela Supremo Tribunal.

Shadi Othman, um dirigente europeu em Israel, afirma que esta decisão de Israel não caiu bem na União Europeia, sublinhando o facto de esta não ser a primeira vez que Israel destrói projeto levados a cabo pela UE a fim de promover o bem estar dos palestinianos.

“A União Europeia já exigiu a Israel, mais do que uma vez, que não destrua projetos que a União Europeia financiou com o objetivo de melhor as condições de vida dos palestinianos”, disse Shadi Othman.

O governador de Jerusalém Adnan Husseini admite que a localidade de Abu Nuwar, onde se situam as escolas, é uma área que “está na mira dos colonatos“. Para os palestinianos, esta é uma medida expansionista, de forma a que Israel consiga construir mais colonatos nos territórios ocupados.

O Serviço para a Coordenação de Assuntos Humanitários nas Nações Unidas (OCHA) garante que existem pelo menos 45 escolas nos territórios palestinianos que podem vir a ser demolidas pelas autoridades israelitas.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]