Chris Kleponis / EPA
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta quinta-feira que Israel e os Emirados Árabes Unidos concordaram em estabelecer relações diplomáticas plenas, como parte de um acordo para impedir a anexação israelita de terras ocupadas pelos palestinianos.
O anúncio torna os Emirados Árabes Unidos (EAU) o primeiro Estado do Golfo Árabe a estabelecer relações diplomáticas com Israel e apenas a terceira nação árabe a fazê-lo.
O acordo foi mediado pelos Estados Unidos.
Donald Trump partilhou na rede social Twitter uma declaração dos dois países, reconhecendo o acordo. Já na Sala Oval, na Casa Branca, disse aos jornalistas que foi “um momento verdadeiramente histórico”.
“Agora que o gelo foi quebrado, espero que mais países árabes e muçulmanos sigam os Emirados Árabes Unidos”, escreveu no Twitter.
O semanário Expresso detalha que, nas próximas semanas, as autoridades de Israel e dos Emirados Árabes Unidos vão reunir para firmar acordos bilaterais e estabelecer projetos conjuntos a nível de investimentos, turismo, tecnologia, telecomunicações ou ligações aéreas, além da abertura de embaixadas.
Citado pelo jornal La Razon, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo considerou que este é um “enorme” passo com vista “ao caminho correto” e no sentido de Israel e os Emirados Árabes normalizarem as suas relações.
[sc name=”assina” by=”ZAP” source=”Lusa” ]
Acordo da treta, entre os radicais judeus e os corruptos do médio oriente.