Construída a poucos quilómetros da Faixa de Gaza, a ilha ajudaria a ligar os palestinos ao resto do mundo, afirma o ministro dos Transportes israelita.
O ministro dos Transportes e Inteligência de Israel, Israel Katz, publicou um vídeo no qual apresenta o seu plano para construir uma ilha artificial em frente da costa da Faixa de Gaza, o que proporcionaria aos palestinos “uma porta humanitária, económica e de transporte para o resto do mundo sem pôr em perigo a segurança de Israel”.
O vídeo apresenta uma simulação animada da futura ilha, que se localizará no mar Mediterrâneo, a cerca de cinco quilómetros da costa da Faixa de Gaza, e que estaria ligada ao enclave por uma ponte. O novo território idealizado por Israel seria financiado e construído pela comunidade internacional.
Além disso, a ilha artificial contaria com portos de carga e de passageiros, instalações de gás e destilação de água, assim como centros logísticos, uma usina elétrica e um aeroporto.
“A iniciativa da ilha artificial fortaleceria a cooperação e as relações entre Israel e os países da região, bem como no âmbito internacional”, ressalta-se no vídeo.
Este território artificial também “poderia promover profundas mudanças positivas na Faixa de Gaza e um futuro melhor para o Médio Oriente”, concluiu o ministro israelita.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/201707018771831-israel-faixa-de-gaza-palestina-ilha-artificial-video/” source=”Sputnik News” ]
O título está mal! Não se destina a albergar palestinianos! Apenas a dar-lhes infra-estruturas (mais facilmente controláveis) de acesso ao exterior (pessoas e mercadorias)!