Tiago Petinga / Lusa

A empresária angolana Isabel dos Santos

Isabel dos Santos, a filha do Presidente de Angola, tem assumido a defesa do regime, quando a saúde de José Eduardo dos Santos levanta preocupações, e tem trocado várias farpas, nas redes sociais, com o activista da oposição Luaty Beirão.

O músico e activista, que esteve preso acusado de planear uma revolta contra o regime angolano, não se cansa de criticar o Governo de José Eduardo dos Santos, numa altura em que a saúde do Presidente de Angola é posta em causa.

Ainda na semana passada, Luaty Beirão publicou um vídeo com uma mulher grávida a dar à luz no meio da rua, lamentando que o povo angolano está ao “abandono”. Um lamento que surgiu depois de um dos filhos de José Eduardo dos Santos ter adquirido, num leilão, um relógio de 500 mil euros.

Perante estes casos, a revolta dos angolanos começa a subir de tom e Isabel dos Santos assume-se como a grande defensora do regime que o seu pai governa desde 1979.

Nos últimos dias, a empresária angolana tem trocado várias farpas com Luaty Beirão, algo que já não é novo.

Como reacção às recorrentes críticas do activista, Isabel dos Santos sugere que “a mentira e a raiva” estão a “consumir” Luaty Beirão.

Noutra publicação dirigida directamente a Luaty Beirão, Isabel dos Santos transcreve a afirmação “Grandes mentes discutem ideias; mentes medianas discutem eventos; mentes pequenas discutem pessoas”, atribuindo-a à primeira-dama norte-americana Eleanor Roosevelt.

Na resposta, Luaty Beirão nota, numa hashtag

, que “até as pequenas mentes conseguem citar” e cita, por seu turno, uma frase do líder religioso norte-americano William Ellery Channing.

“As grandes mentes são para fazer os outros grandes. A sua superioridade é para ser usada, não para quebrar as multidões da vassalagem intelectual, não para estabelecer sobre elas uma tirania espiritual, mas para as despertar da letargia e para as ajudar a julgarem por si próprias”, diz a citação de Channing.

Já antes, o activista tinha dito a Isabel dos Santos que o pai não debate com ninguém desde 1979, depois de a milionária ter referido que não há “oposição política à altura” e que “não há debate”, apenas “campanha de sujar”.

Noutra publicação, o activista realça que “certa patriota poderia leiloar o seu iate” para Angola pagar uma dívida de 45 milhões de dólares à APR Energy, uma empresa da Florida, nos EUA.

Isabel dos Santos tem criticado o que chama de vaga de “fake news” e de “desinformação” que diz que a oposição ao seu pai está a fazer em Angola, na antecâmara das eleições de 23 de Agosto.

[sc name=”assina” by=”SV, ZAP”]