Em menos de uma semana, o vídeo da primeira intervenção de André Ventura na Assembleia da República foi visto mais de 350 mil vezes.
O vídeo da primeira intervenção do deputado André Ventura, do Chega, na Assembleia da República foi visto mais de 350 mil vezes, em menos de uma semana, um número muito superior ao de qualquer outro daquela sessão parlamentar.
O vídeo em questão foi partilhado na conta oficial do partido no YouTube e mostra a intervenção de Ventura.A intervenção do deputado único foi a mais vista.
Já a intervenção mais vista do PS, a de António Costa, foi vista menos de 10.000 vezes no YouTube. O partido com o segundo vídeo mais visto foi no canal do PSD, onde se pode ouvir a primeira intervenção desta legislatura de Rui Rio. No entanto, mesmo este vídeo tem menos de 100.000 visualizações, três vezes menos do que o vídeo do Chega.
O politólogo António Costa Pinto disse ao Expresso
que não se pode tirar conclusões relativamente ao resultado eleitoral destas visualizações, uma vez que é comum a mensagem destes pequenos partidos terem mais força nas redes sociais do que as dos partidos já estabelecidos.Ainda assim, é preciso ter em conta que os números conseguidos por partidos como o Iniciativa Liberal ou o Livre são muito inferiores aos do Chega. “Quanto mais simplista é o discurso, mais impacto tem nas redes sociais. Sobretudo se as ideias foram expressas de forma clara”, explicou o politólogo.
“O número de referências em meios de comunicação aumentou. Agora, André Ventura tem pontos de contacto maximizados com o seu eleitorado preferencial”, acrescenta ainda.
Ao mesmo semanário, um responsável pela comunicação do partido adiantou que, desde o dia do debate, o número de subscritores do canal do Chega no Youtube “rebentou”. O canal já tem mais de 10.000 subscritores.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]
Simplista é bem diferente de simples como o reduzido tempo disponível impõe. O António Costa Pinto sabe isso muito bem e o uso do termo não é inocente. Iremos assistir a muitas tentativas de denegrir e minimizar o Chega durante o seu inevitável crescimento.