A Dodo Pizza, uma das maiores cadeias de alimentação na Rússia, decidiu recorrer à Inteligência Artificial para criar uma pizza que transcendesse gostos individuais. Após analisar 300 mil receitas diferentes, atingiu a “pizza perfeita”.
Apesar de gostos pessoais serem algo subjetivos, a Dodo Pizza pensou que poderia quantificá-los e, através da Inteligência Artificial, criar a pizza ideal, que combinasse os mais variados e inesperados ingredientes e agradasse à maioria das pessoas. A tarefa é, sem dúvida, complicada, mas a Dodo Pizza acredita ter conseguido.
Segundo um estudo de 2011, a culinária ocidental mostra uma tendência em usar pares de ingredientes que partilham muitos compostos de sabor. De acordo com o Tech Explorist, isto foi essencial para a Inteligência Artificial selecionar os melhores ingredientes para agradar a todos.
Os ingredientes escolhidos foram: molho de tomate, melão, pera, frango, tomate cherry, atum, menta, brócolos, queijo mozzarella e muesli. Certamente alguns destes são ingredientes que nunca esperou ver juntos (ou separados) numa pizza, mas a verdade é que as pessoas pareceram gostar.
(dr) Dodo Pizza
No dia 10 de outubro, a Dodo permitiu aos clientes experimentarem a sua pizza criada por Inteligência Artificial. Apesar de os clientes descreverem o sabor como “incomum”, também disseram que era “surpreendente, saborosa, doce e com muitos sabores”.
Pode consultar aqui o aspeto e a receita da pizza criada pela tecnologia e que ignora as preferências pessoais.
O código usado na programação da IA foi divulgado pelos criadores, para que todos os pequenos restaurantes conseguissem competir com os “grandes players“. O objetivo da empresa russa é não só tornar o sabor das suas pizzas melhor, mas também melhorar o sabor de todas as pizzas do mundo.
[sc name=”assina” by=”ZAP”]
A IA ainda vai dar muitas dor de cabeça à sociedade. A ver vamos.