Um avião de combate russo fez duas passagens rasantes a alta velocidade por um avião de reconhecimento EP-3 Aries norte-americano, informou a Marinha dos EUA, que divulgou o vídeo do que chamou um encontro “inseguro e irresponsável”.
Militares da Rússia disseram que o Su-27 “escoltou” o avião espião em águas neutras no Mar Negro. Mas os Estados Unidos dizem que o avião russo passou diretamente, a alta velocidade, em frente ao avião espião.
Os aviões de reconhecimento da Força Aérea dos EUA têm vindo a realizar uma série de voos ao longo das fronteiras norte e oeste da Rússia, bem como nas bases russas na Síria.
No vídeo partilhado no Twitter, a Marinha norte-americana criticou a Rússia pelas ações do avião de combate que intercetou o EP-3 Aries de uma maneira insegura. O comunicado oficial afirma que as manobras do avião colocaram em risco as vidas dos pilotos a bordo.
“Esta interação foi considerada insegura, uma vez que o Su-27 realizou uma passagem de alta velocidade diretamente na frente da aeronave da missão, colocando em risco os pilotos e tripulação”, diz a Marinha em comunicado, sublinhando que as ações do Su-27 causaram turbulência e vibrações para a tripulação do avião espião.
De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, os meios de controlo aéreo russo detetaram um alvo não identificado sobre as águas neutras do mar Negro. Um caça russo aproximou-se do avião norte-americano a uma distância segura e acompanhou-o, diz o ministério russo, “não permitindo a violação das fronteiras russas”.
Assim que o EP-3 mudou a trajetória de voo e começou a afastar-se das fronteiras da Rússia, o Su-27 voltou à base, acrescentou o ministério.
Um EP-3 esteve envolvido numa colisão em 2001, quando um dos aviões espiões foi atingido por um jato militar chinês que sobrevoou o Mar do Sul da China. O piloto chinês morreu, mas a tripulação dos EUA conseguiu aterrar o avião na ilha de Hainan, na China.
[sc name=”assina2″ by=”ZAP” url=”https://www.npr.org/2018/11/06/664739451/russian-fighter-made-high-speed-pass-in-front-of-u-s-spy-plane” source=”NPR” url2=”https://br.sputniknews.com/russia/2018110512605203-russia-eua-caca-aviao-espiao/” source2=”Sputnik” ]
Então os EUA metem um avião espião às portas da Russia e queixam-se de os Russos fazerem um voo de aproximação para reconhecimento e essencialmente demarcação de território - uma carga de ombro a dizer "não te estiques que és ostensivamente um avião espião e estás demasiado perto das nossas fronteiras". E queixam-se!?!