A Índia acaba de lançar as bases para o que as autoridades afirmam ser o maior parque de energia renovável do mundo. O gigantesco projeto, na região de Kutch, no oeste de Gujarat, cobrirá uma área de 72 mil hectares – uma área quase do tamanho de Singapura.
De acordo com a Agência France Press, depois de concluído, o megaparque de enrgia renovável produzirá 30 gigawatts de eletricidade a partir de turbinas eólicas e painéis solares, reduzindo assim as emissões de dióxido de carbono em até 50 milhões de toneladas por ano.
“O parque de energia renovável híbrida será o maior do mundo e gerará 30.000 megawatts de energia”, disse o primeiro-ministro da Índia Narendra Modi durante a inauguração oficial do parque, de acordo com a AFP.
Esses números superam as maiores quintas solares atuais do mundo. O parque solar Bhadla da Índia, que atualmente detém o título de maior parque solar do mundo, produz apenas 2,245 gigawatts.
A Austrália tem ambições semelhantes
, com um plano para construir a maior quinta solar do mundo, produzindo 10 gigawatts de energia planeados, espalhados por uma área do tamanho de 20 mil campos de futebol.A instalação de Gujarat será construída perto de uma central de dessalinização que processará 100 milhões de litros de água por dia, o suficiente para cerca de 800 mil pessoas.
A Índia tem um cronograma ambicioso para energias renováveis. O país de Modi planeia gerar 175 gigawatts em energia renovável até 2022 e 450 gigawatts até 2030.
“A segurança energética e hídrica são vitais no século XIX”, disse o primeiro-ministro indiano. “Os dois grandes projetos do parque de energia renovável e da planta de dessalinização inaugurados hoje em Kutch são etapas para alcançar os dois.”
[sc name=”assina” by=”Maria Campos, ZAP url=”” source=””]