SXC
O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) deverá sofrer um novo agravamento, devido a uma das medidas previstas no projecto de Orçamento de Estado para 2016.
Em causa está o “travão da cláusula de salvaguarda” que é reposto no Orçamento de Estado para este ano, sublinha o Correio da Manhã na sua edição desta segunda-feira.
A localização dos imóveis vai ser um critério determinante para o aumento do IMI que deverá subir particularmente nos centros urbanos, nomeadamente em Lisboa e Porto.
A “subida do índice do sítio de construção dos imóveis gera valorização das casas pelo Fisco e agravamento do imposto”, constata o CM.
“Os novos coeficientes de localização só serão aplicados a prédios novos ou, relativamente a prédios não novos, quando existir (e se existir) novo pedido de avaliação”, nota o jornal citando o Ministério das Finanças.
Em reacção a estes dados, o presidente da Associação Nacional de Proprietários (ANP), António Frias Marques, destaca que “a reabilitação urbana considera os prédios como sendo novos e o VPT [Valor Patrimonial Tributário] vai ser calculado com base no novo coeficiente de localização”.
“O IMI vai aumentar, não temos dúvidas nenhumas”, vaticina António Frias Marques.
ZAP
Para quem (PS) não ia aumentar os impostos e ia dar tudo a todos!!! não está nada mal.