Na semana passada, durante o Cities Forum 2020, Rui Moreira avançou com a proposta de criar um “Iberolux” no espaço ibérico, em que toma como modelo o Benelux, espaço de cooperação entre Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo.
A ideia do presidente da câmara portuense, que lidera a autarquia desde 2013, foi defendida no fim de semana passado no Cities Forum 2020. “Sempre acreditei que, desde que Portugal e Espanha têm democracias, deveríamos ter um Iberolux, como um Benelux”, afirmou Rui Moreira numa entrevista à agência de notícias espanhola Efe.
“Durante centenas de anos vivemos de costas voltadas, com enormes desconfianças. Felizmente, essa realidade hoje já não existe. A ligação entre as nossas cidades transfronteiriças é óbvia. Falamos um idioma que não é o mesmo, mas entendemo-nos. Temos um espaço ibero-americano que é essencial para ambos os países. Falta agora fazer o trabalho de construir o Iberolux”, disse Rui Moreira, citado pelo site de notícias da Câmara Municipal do Porto.
Para Rui Moreira, está na altura de Portugal e Espanha terem uma cooperação ainda mais estreita dentro do quadro da União Europeia. Rui Moreira quer que a estratégia se estende até à América latina,e considera-a “essencial” para Portugal e Espanha na criação de uma “identidade ibérica”.
Segundo Moreira, as ligações entre Portugal e a Galiza já mostram uma relação muito próxima entre o Norte de Portugal e a Região Norte de Espanha, que já praticamente dá como certa a ausência de fronteiras.
“O projeto europeu está vivo e de boa saúde e tem agora novas apostas”, disse Rui Moreira “O maior número de visitantes que temos são espanhóis. E são bons turistas: gostam de fazer compras, comer e beber”.
O jornal espanhol El País pegou no que Rui Moreira apelidou de “estratégia coordenada entre Portugal e Espanha” e tratou-a, esta quarta-feira, como uma “fusão entre Espanha e Portugal”.
“A Iberolux, a fusão de Espanha e Portugal numa nova entidade, é a proposta do autarca do Porto, o independente Rui Moreira”, começa o texto do diário espanhol, escrito pelo correspondente em Lisboa, Javier Martin Del Barrio. No artigo, são transcritas as declarações da Rui Moreira.
A proposta apareceu em mais órgãos de comunicação social espanhóis, como é o caso da Voz de Galicia.
Iberolux já tinha sido proposto por Paulo Rangel
A proposta de um “Iberolux” já tinha sido defendida em 2004 pelo agora social-democrata Paulo Rangel, num artigo no jornal Independente que foi posteriormente publicado no livro “Uma Democracia Sustentável”, em 2010, assinado pelo próprio.
Questionado pelo Observador sobre a expressão utilizada por Paulo Rangel, Rui Moreira afirma que se lembra de o eurodeputado a ter utilizado “há mais de 10 anos” numa altura em que trabalharam juntos. Contudo, diz que quando referiu o termo não se lembrou do texto de Paulo Rangel. O líder da câmara do Porto mencionou que não sabe se foi Paulo Rangel o primeiro a utilizar a expressão.
O autarca referiu que o tema de uma relação mais estreita entre os dois países “é um tema recorrente” e que foi por isso que falou na questão.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]
É impossível criar uma federação ibérica tendo em conta o facto de Espanha estar subjugada a uma ditadura monárquica e clerical, que contradiz os princípios de Liberdade, Democracia, Laicidade, e Dignidade da Pessoa Humana, pelos quais se rege a República de Portugal (RP), e que se encontram presentes na sua Constituição.
Uma eventual federação ibérica só poderia se ponderada se os cidadãos Espanhóis abolissem o seu regime ditatorial monárquico e clerical, tornando-se numa República, caso contrário é inviável e perigoso para a Independência de Portugal.
«...Segundo Moreira, as ligações entre Portugal e a Galiza já mostram uma relação muito próxima entre o Norte de Portugal e a Região Norte de Espanha...» - Rui Moreira in ZAP aeiou
O sr. Moreira deve estar confundido, Galiza não é Espanha, e o seu território encontra-se ocupado pela ditadura monárquica e clerical espanhola; recomenda-se ao próprio que leia um pouco mais.
«...deveríamos ter um Iberolux...» - Rui Moreira in ZAP aeiou
As declarações do sr. Moreira devem ser vistas com cautela pelos cidadãos Portugueses, pois podem esconder uma tentativa por parte do poder financeiro e do clericalismo, em reforçar o seu poder em Portugal e Espanha com o objectivo de impor uma ditadura ibérica de cariz monárquico e clerical, com eleições de fachada (como acontece em Espanha), e um regime económico assente no sistema neoliberal.