Rungroj Yongrit / EPA

A Huawei não deverá integrar o núcleo das redes 5G da Meo, NOS e Vodafone. As empresas deverão, assim, estar em conformidade com as recomendações da Comissão Europeia.

Depois de a NOS ter confirmado que não conta com a tecnologia da Huawei no core da sua rede, a Altice Portugal veio garantir o mesmo esta semana. Segundo o ECO, o mesmo é válido para a Vodafone.

“Não temos a Huawei no core“, garantiu o presidente executivo da dona da Meo, Alexandre Fonseca, num encontro com jornalistas em Aveiro. Segundo o diário, a empresa está a realizar testes com core da Huawei em Lisboa e com tecnologia da Ericsson em Aveiro, mas pondera apostar num core da Cisco quando abrir a sua rede 5G ao mercado.

José Pedro Pereira, administrador financeiro da NOS, também disse que a operadora também não usa tecnologia da marca chinesa no core da sua rede. A empresa também tem um protocolo com a Huawei, mas também tem apostado em tecnologia da Nokia. No entanto, não foi possível apurar qual o fabricante escolhido para o core

do seu 5G.

A Vodafone vê na Ericsson o seu fornecedor de eleição e, por esse motivo, também não usa equipamentos da empresa chinesa no seu core de rede móvel de quinta geração.

Das três principais operadoras portuguesas, nenhuma delas contará com a tecnologia da chinesa Huawei no núcleo das suas redes 5G, ao contrário do que se pensava.

As empresas deverão, assim, estar em conformidade com as recomendações da Comissão Europeia que vão no sentido da exclusão de “fornecedores de alto risco” das partes mais críticas da rede móvel de nova geração.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]