Tendo em conta que é possível alterar o sexo e o nome, o holandês Emile Ratelband alega que também ele devia poder mudar de idade legal.

Emile Ratelband tem 69 anos, mas sente-se 20 anos mais jovem do que na realidade é. Reformado, solteiro e conhecido na Holanda pelas suas palestras motivacionais, o holandês processou as autoridades locais depois de estas terem recusado a sua solicitação para alterar a idade.

Emile nasceu a 11 de março de 1949, mas, como diz sentir-se 20 nos mais novo, pede que a data de nascimento seja alterada para 11 de março de 1969, ou mais tarde até. A possibilidade de alteração do sexo e do nome são os trunfos que o holandês guarda na manga.

Segundo o The Irish Post, Emile Ratelband alega que deve ser autorizado a mudar a data de nascimento porque os médicos lhe disseram que tem o corpo de um homem de 45 anos. “Fiz um check-up e qual foi o resultado? A minha idade biológica é de 45 anos.”

“Quando tenho 69 anos, sou limitado. Se tiver 49, posso comprar uma casa nova, conduzir um carro diferente. Posso arranjar mais trabalho. Quando estou no Tinder e digo que tenho 69 anos, não recebo resposta

. Quando tiver 49 anos, com a cara que tenho, vou estar numa posição de luxo”, sustentou.

A discriminação que sente por ter a idade que tem causa-lhe diariamente problemas na sociedade holandesa. “As pessoas transexuais podem alterar o género sexual na certidão de nascimento e, nesse sentido, devia ser possível mudar a idade”.

Ao mudar de idade, defende o empresário, estaria também a ajudar o Governo, dado que deixaria de receber a sua pensão até que atingisse (de novo) a idade da reforma.

Apesar de simpatizar com esta situação, o juiz que preside o caso de Emile considera que haveria problemas práticos em permitir que as pessoas mudassem de idade. Aliás, alterar a idade seria estar a excluir legalmente uma parte significativa das suas vidas, adianta o Jornal de Notícias.

Dentro de quatro semanas, o tribunal de Arnhmen, na Holanda, deve entregar uma decisão por escrito. A Emile, resta-lhe esperar que o tribunal decida a seu favor (e a favor do seu sucesso no Tinder).

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]