Julien Warnand / EPA

Christine Lagarde, Jeroen Dijsselbloem

Realiza-se hoje em Bruxelas uma cimeira extraordinária da zona euro, com as todas as atenções voltadas para a Grécia, perante a dificuldade deste país alcançar um acordo com os seus credores.

O encontro dos chefes de Estado e de Governo da zona euro está marcado para as 19:00 de Bruxelas. Às 11:30 arranca mais uma reunião dos ministros das Finanças do euro, com o objetivo de preparar os trabalhos.

Ainda antes, haverá um encontro prévio entre o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, e o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi.

O jornal diário grego Kathimerini, na sua edição em inglês, acrescenta que a reunião foi convocada pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e que o encontro vai ocorrer antes da cimeira da zona euro convocada de emergência para encontrar uma derradeira solução para a crise na Grécia, citando fonte governamental.

No domingo realizaram-se uma série de reuniões na Grécia e conversações telefónicas entre chefes de Governo europeus e responsáveis de órgãos da União Europeia com o governo Grego a propor novas medidas.

A Grécia entregou este domingo novas propostas aos credores para evitar um incumprimento dos pagamentos financeiros, revelou o chefe de gabinete do presidente da Comissão Europeia, Martin Selmayr, através da rede social Twitter.

Além do Eurogrupo e da cimeira da zona euro, também os governadores do Banco Central Europeu vão estar reunidos esta segunda-feira para discutir um possível reforço da linha de emergência de liquidez para os bancos da Grécia, que se encontram numa situação muito difícil perante a intensa fuga de depósitos da semana passada.

ZAP / Lusa