José Sena Goulão / Lusa

Maria de Belém Roseira, ex-presidente do PS

Maria de Belém apresenta esta terça-feira a sua candidatura oficial à Presidência da República e conta com uma enchente socialista de peso, avança o Diário de Notícias.

O anúncio oficial de Maria de Belém acontece às 18h00 desta terça-feira, no Centro Cultural de Belém, e, de acordo com informações apuradas pelo Diário de Notícias, a primeira fila vai contar com nomes de peso do PS.

Manuel Alegre, Jorge Coelho e José Vera Jardim já terão confirmado a sua presença e, segundo fonte ligada a esta candidatura, o auditório Sophia de Mello Breyner vai ser alvo de “uma enchente”.

Entre os históricos socialistas avançados pelo DN, estão nomes como o antigo ministro da Educação de Guterres, Eduardo Marçal Grilo, embora sem confirmação, Francisco Assis, que há muito assumiu o apoio a Belém, assim como Álvaro Beleza, Miguel Laranjeiro, Eurico Brilhante Dias e Ana Gomes.

A estes juntam-se ainda o médico urologista Joshua Ruah, os reitores Luís Reto e António Rendas, o general Garcia dos Santos e a filha do atual comissário das Nações Unidas para os Refugiados

, Mariana Guterres.

Maria de Belém pode ainda aproveitar o dia de hoje para escolher o mandatário da sua candidatura.

Nos últimos dias, o ex-ministro da Justiça de António Guterres, Vera Jardim, tem sido o nome apontado para ocupar o cargo mas também se fala na atriz Daniela Ruah.

No entanto, o facto de Ruah ter participado na universidade de verão do PSD não será visto com bons olhos pela equipa que apoia a ex-ministra da Saúde.

Recorde-se que, na semana passada, António Costa decidiu não apoiar nenhum candidato ligado ao partido, pelo menos na primeira volta, garantindo a liberdade de voto a todos os militantes socialistas.

ZAP