Donkey Hotey / Flickr

Hillary Clinton e Donald Trump por Donkey Hotey

A democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump venceram as eleições primárias dos seus respectivos partidos realizadas esta terça-feira em Nova Iorque.

Segundo estimativas da CNN, Clinton conseguiu 60,5% dos votos contra os 39,5% de Sanders.

Já no campo republicano, as televisões norte-americanas dão a vitória a Donald Trump, com 68,6% dos votos, à frente do seu principal rival Ted Cruz, com 13,6%, e do governador de Ohio, John Kasich, com 17,8%.

Com estas vitórias, ambas as candidaturas consolidam a liderança na corrida para representar, respectivamente, os partidos Democrata e Republicano nas eleições presidenciais de novembro deste ano.

As sondagens já apontavam os dois candidatos como vencedores, mas poderiam haver possíveis surpresas.

Pelo lado dos democratas, o candidato Bernie Sanders, que tem vindo a adotar um discurso contrário à hegemonia do sistema financeiro, encontra-se agora diante do dilema de prosseguir na corrida eleitoral ou abandonar a candidatura, uma vez que a distância entre Sanders e Hillary Clinton tem-se alargado.

O candidato Donald Trump, ao vencer em Nova Iorque, reforça a possibilidade de ser nomeado pelo Partido Republicano antes da convenção partidária marcada para julho.

Durante a campanha, Trump falou muitas vezes das suas raízes em Nova Iorque, o que aumentou a identificação entre o candidato e a população do estado.

Com a derrota, os outros dois candidatos – o governador de Ohio John Kasich e o senador do Texas Ted Cruz – também ficam a uma distância ainda maior atrás de Trump, o que leva muitos analistas a indagar se não será já a altura de Trump ficar sozinho na campanha.

Agência Brasil