Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis e o actual presidente da autarquia, Isidro Figueiredo, estão entre os sete detidos no âmbito de uma investigação da Polícia Judiciária do Porto em torno de suspeitas de crimes de corrupção, prevaricação, peculato e tráfico de influências.

As detenções ocorreram no âmbito da operação “Ajuste Secreto”, no seguimento de uma investigação do Ministério Público de Santa Maria da Feira, conforme avança o Jornal de Notícias

.

Estão em causa obras “manipulando as regras de contratação pública”, aponta o diário, frisando que foram realizadas 31 buscas, “incluindo cinco camarárias e cinco em clubes locais de futebol, na qual participaram magistrados do Ministério Público e cerca de noventa elementos da Polícia Judiciária”.

Além de Hermínio Loureiro e de Isidro Figueiredo, foram detidos um funcionário camarário e empresários, com idades entre os 40 e os 60 anos, de acordo com o JN.

Fonte da Judiciária adiantou à Lusa que os cinco clubes de futebol que foram alvo de buscas são “todos do concelho de Oliveira de Azeméis”.

“A investigação permitiu até ao momento a obtenção de fortes indícios da existência de relações privilegiadas entre os suspeitos que, ao longo do último ano, têm visado a realização de diversas obras em diferentes localidades, manipulando as regras de contratação pública”, lê-se no comunicado enviado pela Judiciária às redacções.

[sc name=”assina” by=”ZAP” source=”Lusa”]