Biblioteca Houghton, Harvard
“Os destinos da alma”, do escritor francês Arsène Houssaye
Cientistas de Harvard, nos Estados Unidos, confirmaram que o acervo de uma das suas bibliotecas contém um livro que é “sem dúvida” encadernado em pele humana.
O livro em causa intitula-se “Des destinées de l’ame” (“Os destinos da alma”, em tradução livre para português) e foi escrito pelo francês Arsène Houssaye, que viveu entre 1815 e 1896.
Para confirmar a origem da encadernação, foram recolhidas microscópicas amostras de diferentes partes do livro. Através de uma análise específica das proteínas contidas nas amostras recolhidas, foi possível determinar com 99,9% de precisão tratar-se de uma capa de pele humana.
“Os dados analíticos, bem como a origem de “Os destinos da alma“, tornam muito improvável que o material da capa seja outro que não humano”, confirma Bill Lane, director do Laboratório de Espectometria de Massa e Fontes Proteómicas de Harvard.
O livro faz parte do acervo da biblioteca Houghton,da Universidade de Harvard, e foi o único, entre três títulos testados, a revelar o fenómeno denominado como bibliopegia antropodérmica
(encadernação com pele humana).Mas o aspecto mais notável sobre o livro é, muito provavelmente, a sua assustadora inscrição manuscrita por Ludovic Bouland, médico e amigo do escritor francês. “Ao olhar cuidadosamente, é possível distinguir-se, com facilidade, os poros da pele”, afirma, acrescentando que “um livro sobre a alma humana merecia que lhe fosse dada uma cobertura humana“.
Bouland revela ainda ter guardado “durante muito tempo esse pedaço de pele humana tirada das costas de uma mulher“.
CG/ZAP
so pode ser o livro do harry potter