Centro Internacional de Pesquisas de Rádio Astronomia (ICRAR)
Impressão de artista do processo “ram-pressure stripping” a retirar o gás das galáxias
Várias galáxias inocentes estão a ser assassinadas por um fenómeno misterioso e invisível, e uma equipa de cientistas do Centro Internacional de Pesquisas de Rádio Astronomia (ICRAR) na Austrália está a tentar solucionar esse “crime”.
Após a análise de 11 mil galáxias através do Sloan Digital Sky Survey (SDSS) e de dados recolhidos pelo Arecibo Legacy Fast ALFA Survey, os cientistas concluíram que há um processo chamado de “ram-pressure stripping” que retira o gás das galáxias.
“Durante as suas vidas, as galáxias podem habitar halos galácticos de diferentes tamanhos, variando de massas típicas como a Via Láctea ou halos milhares de vezes mais maciços”, disse Toby Brown, o principal autor do estudo.
À medida que as galáxias passam através desses halos maiores, o plasma intergaláctico entre eles remove o seu gás. Este fenómeno é mais comum do que se pensava e é fatal para as galáxias que, sem gás, ficam incapazes de produzir mais estrelas
.“Ao remover o combustível para formação de estrelas, o processo mata uma galáxia e transforma-a num objeto morto“, adiantou o especialista.
O estudo publicado na revista Monthly Notices Royal Astronomical Society (MNRAS) sugere que este processo pode acontecer com pequenos e grandes aglomerados de galáxias.
“É como uma vassoura cósmica gigante que basicamente varre o gás das galáxias, e as estrelas existentes arrefecem e envelhecem”, destacou Brown.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”http://hypescience.com/algo-silencioso-e-fatal-esta-exterminando-galaxias/” source=”Hypescience” ]
Gostam muito de notícias alarmistas.