António Cotrim / Lusa
Ana Catarina Gamboa, esposa do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, foi nomeada oficialmente como chefe do gabinete do secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, José Duarte Cordeiro.
A notícia é oficializada pelo jornal Eco, que aponta que o gabinete do secretário de Estado justifica a nomeação pelas qualificações de Ana Catarina Gamboa.
“Como se pode ler em Diário da República, Ana Gamboa cumpre os requisitos a nível de qualificações, além de que este é um cargo de absoluta confiança política”, explicou fonte oficial do gabinete de José Duarte Cordeiro em declarações ao diário de economia.
E sustenta: “Trabalhava com Duarte Cordeiro na Câmara Municipal de Lisboa desde os tempos em que era vereador e passou a chefe de gabinete quando este passou a vice-presidente da Câmara. Ela simplesmente deixou a Câmara e acompanhou Duarte Cordeiro para desempenhar as mesmas funções”.
Quanto à relação conjugal entre Ana Catarina Gamboa e Pedro Nuno Santos, o gabinete sublinha que “Ana Catarina Gamboa conhece Duarte Cordeiro há mais tempo do que Pedro Nuno Santos”.
A nomeação de Ana Gamboa, que é agora oficial, tinha sido noticiada pela RTP
e pela revista Sábado, que davam conta de mais um caso de relações familiares entre elementos do Governo, uma incidência inédita na Europa, escreve ainda o Eco.Na atual legislatura, são mais de 20 os governantes com relações de parentesco na área política. Tal como nota o diário, estas ligações não se ficam pelos ministros, passando igualmente pelos secretários de Estado, deputados, ex-governantes e assessores.
Um dos exemplos é o caso do atual ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, casado com Sónia Fertuzinhos, deputada socialista.
Com a mais recente remodelação, a filha do ministro, Mariana Vieira da Silva, que, até 18 de fevereiro, ocupava o cargo de secretária de Estado Adjunta do primeiro-ministro, assumiu a pasta de ministra da Presidência e Modernização Administrativa, substituindo Maria Manuel Leitão Marques, candidata socialista ao Parlamento Europeu e casada com Vital Moreira, antigo deputado socialista.
[sc name=”assina” by=”ZAP” ]
Grande bacanal!!! Mas "prontus" , assim fica tudo em "famiglia"...