Centro de Voo Espacial Goddard da NASA/Chris Smith

Há um planeta gigante, com dimensões próximas das de Neptuno, a 90 anos-luz da Terra. É dos exoplanetas mais próximos do nosso planeta.

Detetado pela primeira vez pelo “caçador” de planetas Kepler (NASA), a existência deste planeta (G 9-40b), que é uma “super-Terra, acaba de ser confirmada por uma equipa de astrónomos da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

O exoplaneta é pelo menos duas vezes maior do que a Terra e pode até ser tão grande quanto Neptuno, tal como frisa o portal Futurism.

Apesar das suas generosas dimensões, este exoplaneta dificilmente será habitável, uma vez que a sua superfície regista temperaturas de mais de 3.100 graus Celsius, valor extremamente alto mas, ainda assim, mais baixo do que os registados no Sol.

A sua curta distância à Terra – de apenas 90 anos-luz – significa que este mundo está “entre os 20 sistemas planetários em trânsito mais próximos até agora conhecidos

e, atualmente, é o segundo planeta em trânsito mais próximo até agora descoberto pela missão K2 [do telescópio Kepler]”, disse o astrónomo Gudmundur Stefansson, que participou na descoberta do G 9-40b.

Os astrónomos acreditam que este exoplaneta é um ótimo candidato para um olhar mais atento do Telescópio Espacial James Webb da NASA, que será lançado em março de 2021.

Stefansson e a sua equipa publicaram recentemente os detalhes da sua investigação na revista científica especializada The Astronomical Journal.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]