Portugal é o país da Europa com “maior densidade de dentistas”, o que cria uma concorrência excessiva e, logo, uma quebra nos rendimentos destes profissionais de saúde. Lamentos do médico dentista Miguel Stanley, conhecido por aparecer na televisão e por ter entre os seus pacientes figuras como Cristiano Ronaldo.

No âmbito do Congresso Internacional de Medicina Dentária que começa esta quinta-feira no Estoril e que decorre até sábado, Miguel Stanley falou com a Rádio TSF sobre o estado da profissão no nosso país.

Há médicos dentistas a ganhar menos dinheiro do que uma empregada doméstica. Alguém com cinco anos de formação académica, isso é um facto”, queixa-se o mais popular dentista do país.

Miguel Stanley aponta que “temos sete Faculdades a produzir 70 a 80 dentistas por ano” e que “Portugal tem a maior densidade de dentistas da Europa”, o que, inevitavelmente, motiva uma quebra nos rendimentos destes profissionais de saúde.

Miguel Stanley / Facebook

O dentista Miguel Stanley

O dentista destaca ainda na TSF que num cenário ideal a medicina dentária seria integrada no Serviço Nacional de Saúde

, mas admite que isso é muito complicado, face à falta de recursos do Estado.

“Praticar medicina dentária de excelência custa muito dinheiro e não estou a ver como é que isso poderá alguma vez ser incluído no Serviço Nacional de Saúde sem quebrar a coluna vertebral do mesmo”, constata Miguel Stanley.

O dentista é um dos organizadores do Congresso de Medicina Dentária do Estoril, evento que vai juntar 500 médicos do sector e estudantes de vários países.

É o “Rock in Rio da Medicina Dentária”, conforme apontou Miguel Stanley em declarações ao Diário de Notícias.

ZAP