jameslosey / Flickr

Palácio de Drottningholm, em Estocolmo, na Suécia

Há quase três décadas que não morriam tantas pessoas na Suécia. As autoridades de saúde suecas registaram mais mortes em abril desde ano do que qualquer outro mês desde o final de 1993.

De acordo com a TSF, em abril, a Suécia registou cerca de 10.500 óbitos. Este é o número mais alto em quase 30 anos. Só em dezembro de 1993 foi mais alto: o país registou 11 mil mortes.

Segundo o Instituto de Estatística sueco, se as contas tiverem em conta o tamanho da população, em abril deste ano morreram 101 pessoas por cada 100 mil habitantes.

Em 1993 e em 2000 registaram-se, na Suécia, surtos do vírus Influenza.

A Suécia optou por medidas menos restritivas de combate à pandemia de covid-19. Em vez de restringir as deslocações da população, confiou que esta manteria a distância social. Ginásios, escolas, restaurantes e lojas permaneceram abertas durante a propagação da pandemia.

Assim, ao contrário da maior parte dos países, a Suécia, começou por combater a pandemia com uma estratégia que visava a imunidade de grupo, não aplicando grandes restrições para combater a pandemia – confiou no “dever cívico” dos seus cidadãos.

Em abril, Stefan Löfven, primeiro-ministro da Suécia, admitiu falhas no combate

ao novo coronavírus, dizendo que é “evidente, em vários aspetos” que o país não estava suficientemente preparado para lidar com uma pandemia.

Na semana passada, a Suécia anunciou que vai alterar a estratégia de combate à covid-19 devido ao recente disparo do número de mortes entre os cidadãos idosos, reforçando a proteção a esta população.

Segundo os analistas, embora a Suécia tenha optado por evitar um confinamento oficial, é pouco provável que consiga evitar as consequências económicas da pandemia.

A Suécia registou mais de 3.500 mortes por coronavírus, número pouco elevado quando comparado com as dezenas de milhares de mortes nos Estados Unidos. No entanto, a população da Suécia é de 10 milhões, o que torna a taxa de mortalidade do país uma das mais altas.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]