Há quase três décadas que não morriam tantas pessoas na Suécia. As autoridades de saúde suecas registaram mais mortes em abril desde ano do que qualquer outro mês desde o final de 1993.
De acordo com a TSF, em abril, a Suécia registou cerca de 10.500 óbitos. Este é o número mais alto em quase 30 anos. Só em dezembro de 1993 foi mais alto: o país registou 11 mil mortes.
Segundo o Instituto de Estatística sueco, se as contas tiverem em conta o tamanho da população, em abril deste ano morreram 101 pessoas por cada 100 mil habitantes.
Em 1993 e em 2000 registaram-se, na Suécia, surtos do vírus Influenza.
A Suécia optou por medidas menos restritivas de combate à pandemia de covid-19. Em vez de restringir as deslocações da população, confiou que esta manteria a distância social. Ginásios, escolas, restaurantes e lojas permaneceram abertas durante a propagação da pandemia.
Assim, ao contrário da maior parte dos países, a Suécia, começou por combater a pandemia com uma estratégia que visava a imunidade de grupo, não aplicando grandes restrições para combater a pandemia – confiou no “dever cívico” dos seus cidadãos.
Em abril, Stefan Löfven, primeiro-ministro da Suécia, admitiu falhas no combate
ao novo coronavírus, dizendo que é “evidente, em vários aspetos” que o país não estava suficientemente preparado para lidar com uma pandemia.Na semana passada, a Suécia anunciou que vai alterar a estratégia de combate à covid-19 devido ao recente disparo do número de mortes entre os cidadãos idosos, reforçando a proteção a esta população.
Segundo os analistas, embora a Suécia tenha optado por evitar um confinamento oficial, é pouco provável que consiga evitar as consequências económicas da pandemia.
A Suécia registou mais de 3.500 mortes por coronavírus, número pouco elevado quando comparado com as dezenas de milhares de mortes nos Estados Unidos. No entanto, a população da Suécia é de 10 milhões, o que torna a taxa de mortalidade do país uma das mais altas.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]
O artigo é tendencioso e leva à conclusão que a Suécia está entre os países com mais mortes por milhão de habitantes. Suécia está em 8º lugar, acima dela estão França, UK, Italia, Espanha e Bélgica.
Suécia: 371 mortos/milhão hab.
França: 433 mortos/milhão hab.
Bélgica: 786 mortos/milhão hab.
E foi a Suécia que falhou?