European Parliament / Flickr

Ex-primeiro-ministro, ex-líder do PS, o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres

O ex-primeiro-ministro António Guterres vai prolongar o mandato como Alto Comissário das NAções Unidas para os Refugiados (ACNUR) até ao fim do ano, afastando-se assim da corrida às presidenciais.

Guterres deveria abandonar o cargo em Junho, mas optou por prolongar o seu mandato na ACNUR, avança o jornal Sol.

Com esta decisão, António Guterres deixa de reunir condições para assumir uma candidatura à Presidência da República, uma vez que as eleições terão lugar em Janeiro de 2016, imediatamente após o fim do mandato do Alto Comissário da ONU.

A candidatura do ex-primeiro-ministro, consensualmente considerada a mais forte da esquerda ao próximo acto eleitoral, é a mais desejada pela generalidade das figuras do Partido Socialista, nomeadamente pelo actual líder, António Costa

.

Em alternativa a Guterres, Costa terá ensaiado durante último o Congresso Nacional do PS o lançamento da candidatura de Sampaio da Nóvoa.

Ainda de acordo com o Sol, os governos nacionais estão a ser contactados para darem a sua aprovação ao prolongamento do mandato de António Guterres.

Entretanto, é dado como certo o apoio do governo de Pedro Passos Coelho à continuação do mandato ou a uma candidatura de Guterres a secretário-geral da ONU.

ZAP