Naturalistas na Argélia filmaram um guepardo do noroeste africano, uma subespécie listada na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como estando em “perigo crítico”, pela primeira vez em dez anos.
De acordo com o site Science Alert, que cita a agência France-Presse, este animal, que não era observado há uma década, foi avistado no parque nacional de Hoggar, no sul da Argélia.
Em declarações à agência estatal APS, o funcionário Salah Amokrane explicou que as imagens do guepardo do noroeste africano (Acinonyx jubatus hecki) estão incluídas num documentário sobre o trabalho dos cientistas do parque, que vai ser lançado esta segunda-feira, e foram registadas no campo vulcânico de Atakor, cujos picos têm uma altura de cerca de três mil metros.
O alcance deste felino é agora limitado a algumas zonas isoladas do Sahara e do Sahel, desde o Mali (a oeste) até à República Centro-Africana (a leste). Esta subespécie tinha sido vista pela última vez nas mesmas montanhas argelinas entre 2008 e 2010.
Em 2012, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) estimou que já só existem 37 espécimes na Argélia. Este animal é um dos animais que está em “perigo crítico” segundo a Lista Vermelha desta organização.
[sc name=”assina” by=”ZAP” ]
Em Portugal, chama-se a este animal "chita".