José Goulão / Wikimedia
A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS) anunciou esta quarta-feira uma greve nacional de 24 horas para o dia 26 de maio.
Em conferência de imprensa, a dirigente da FNTSFPS, Ana Avoila, explicou que a ação de protesto pretende reivindicar aumento de salários e do pagamento de horas extraordinárias e a aplicação para todos os trabalhadores das 35 horas.
Esta terça-feira, a Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Funções Públicas (CGTP) tinha admitido anunciar uma greve da Função Pública para Maio.
“Convocámos uma conferência de imprensa para anunciar formas de luta que podem passar por uma greve”, afirmou Ana Avoila ao Jornal de Negócios.
A sindicalista notou que as maiores participações nas greves costumam ser dos setores da saúde e educação, “mas o sentimento que existe é comum a todos” os 350 mil funcionários da administração central.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=”Lusa” ]
Fui ver ao calendário e seria a uma 4ª-feira, achei estranho, afinal enganei-me no mês. Em Maio calha, sabe-se lá o porquê, a uma 6ª-feira. Haveria de chover cântaros nas praias. São as greves às 6ª-feira e quando se vai votar ser sempre a um domingo.