Tiago Petinga / Pool / Lusa

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, está infetada com covid-19. A responsável da autoridade de Saúde foi testada na noite passada depois de ter estado em contacto com um infetado.

O semanário Expresso avança esta quarta-feira que Graça Freitas, Diretora-Geral da Saúde, está infetada com covid-19. A responsável da Direção-Geral da Saúde (DGS), de 63 aos, foi testada na noite desta terça-feira após ter estado em contacto com uma pessoa infetada.

O resultado positivo chegou esta manhã depois de o laboratório de referência, o Instituto Ricardo Jorge, ter mantido a equipa a trabalhar dada a urgência na análise PCR.

Em declarações ao Expresso, Graça Freitas disse ter apenas sintomas ligeiros.

A informação foi confirmada através de um comunicado da DGS. “A Direção-Geral da Saúde informa que a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, testou ontem positivo para a infeção por SARS-CoV-2, estando neste momento em isolamento. A Dra Graça Freitas manifesta sintomas ligeiros da doença. O rastreio de contactos pela Autoridade de Saúde Regional está atualmente em curso, para identificar todas as pessoas potencialmente expostas. A conferência de imprensa que estava hoje prevista na DGS fica cancelada

“.

A ministra da Saúde, Marta Temido, de 46 anos, foi igualmente testada por uma equipa que se deslocou ao seu domicílio. Esta quarta-feira, foi noticiado que a governante testou negativo.

Durante a madrugada, uma outra equipa de profissionais encarregue de testar altas individualidades dirigiu-se a Leiria para testar o secretário de Estado adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, de 58 anos. O governante também está negativo.

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, também testou negativo.

Os respetivos motoristas e família foram também submetidos a um teste para despistar uma eventual infeção.

Segundo o Observador, os governantes aguardaram em isolamento pelo resultado dos testes.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]