O Governo criou uma página na Internet para dar a conhecer as prioridades do Orçamento do Estado para 2017, com vídeos do primeiro-ministro e do ministro da Segurança Social e links para a proposta de lei e relatório.
Com ligações através das quais podem ser descarregadas a proposta de lei, o relatório e a apresentação do OE2017, o site oe2017.gov.pt identifica as “grandes prioridades” para o próximo ano – famílias, investimento, estado social e conhecimento.
Segundo fonte do gabinete do primeiro-ministro, a criação do site visou dar a conhecer o Orçamento do Estado e as suas prioridades de forma acessível e clara a todos os portugueses.
O site contém um vídeo, divulgado na sexta-feira, em que o primeiro-ministro, António Costa, defende que as “famílias portuguesas vão pagar menos impostos e os impostos que vão pagar terão maior justiça fiscal”.
Com o título “O Orçamento explicado“, surgem mais dois vídeos, o primeiro do ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, a pormenorizar alguns dos investimentos previstos, e um segundo, do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva
.O site contém ainda pequenos quadros que correspondem às diferentes áreas da governação, que resumem os principais objetivos das políticas para os setores da Educação, Saúde, Modernização Administrativa, Defesa Nacional, Ambiente e os restantes setores.
O Orçamento do Estado para 2017 foi entregue na sexta-feira na Assembleia da República. A proposta prevê um crescimento económico de 1,5%, um défice de 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB), uma inflação de 1,5% e uma taxa de desemprego de 10,3%.
Para este ano, o executivo liderado por António Costa piorou as estimativas, esperando agora um crescimento económico de 1,2% e um défice orçamental de 2,4% do PIB.
/Lusa
Governo? Sem ver o site, já sei qual a prioridade: -tirar a quem tem sem dó nem piedade, e dar aos malandrões e malandrecos.