Miguel A. Lopes / Lusa

A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva

A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, adiantou que o Governo está em “vias de abrir” um concurso público para a contratação de mil técnicos especializados nas áreas da estatística, da gestão, do planeamento e jurídicas.

Em declarações ao jornal Público, que avança com a notícia esta segunda-feira, a ministra explicou que objetivo do concurso passa por “reforçar os centros de competências, os gabinetes de estatística e de planeamento e as diversas Direção-Geral que fazem trabalho de estatística, planeamento e de desenho de políticas públicas” em “vários ministérios”.

“Há muitos anos que a administração pública não tem fora dos sectores específicos uma entrada significativa de quadros técnicos”, afirmou Mariana Vieira da Silva, dando conta que esta contratação concretiza “um compromisso assumido no Programa de Estabilidade”, que tinha á sido aprovado e anunciado pelo Ministério das Finanças.

Alguns dos principais problemas que o concurso pretende colmatar são o envelhecimento e o grande volume de saídas dos trabalhadores nos quadros do Estado. Em 2018, a média de idade dos funcionários públicos era de 47,4 anos, mais 3,8 anos do que em 2011.

“Há um envelhecimento que traz dificuldades” na prestação de serviços, frisou, precisando que o “atendimento é uma das áreas em que essas dificuldades são grandes”.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]