European Committee of the Regions / Flickr
Graça Fonseca, secretária de Estado da Modernização Administrativa
O Governo português tem 90 mil euros para dar a três startups que concorram à iniciativa GovTech. Para isso, vai criar uma moeda virtual, mas sem valor real.
Para testar o sistema que está na base da bitcoin, blockchain, o Governo vai criar uma moeda virtual sem valor real que vai ditar quais as três startups que irão receber 30 mil euros cada.
O ECO explica que, no âmbito do GovTech, o desafio é apresentar projetos que poderão ganhar a um nível mundial. Para isso, as ideias devem ser inovadoras e enquadrar-se num dos 17 objetivos globais da Agenda 2030.
Para os concorrentes, as candidaturas abrem a 2 de maio e encerram a 8 de junho, num site que ainda está a ser desenvolvido para o efeito.
O programa é depois aberto a todos os portugueses que, depois de se autenticarem na plataforma via chave móvel digital e reclamar um saldo em tokens (moedas), poderão “investir” nos projetos que lhes despertarem mais interesse.
A secretária de Estado da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, salienta o papel de “coinvestidores” que os portugueses poderão assumir neste âmbito. “Naturalmente, não estamos a emitir moeda virtual. A intenção é aproveitar uma tecnologia cada vez mais popular para gerar comunidade e promover um projeto transparente. Se funcionar bem, a porta fica aberta a futuras aplicações”, refere.
“Na prática, estamos a falar de votos“. O júri do concurso e os cidadãos que se inscreverem, vão dispor de um saldo em “GOVTECH” para fazer esses “coinvestimentos”, dando mais probabilidade a determinadas startups de ganhar. “Isto numa altura em que muitos dos novos produtos e serviços que vão surgindo já estão muito alinhados com os objetivos da Agenda 2030″ – só não sabem que o estão, indicou a secretária de Estado.
A votação dos projetos decorre até setembro. Os vencedores poderão também escolher uma incubadora da rede nacional para desenvolver a ideia, ter apoio à internacionalização, ganham também três bilhetes Alpha para o Web Summit e têm a hipótese de celebrar um protocolo com o Estado para desenvolver e testar o respetivo produto ou serviço.
Esta é uma forma encontrada pelo executivo para encarar o compromisso assumido perante a ONU nos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.
Graça Fonseca lembrou que se tratou de “um conjunto vasto de compromissos para os Estados” que foi “aprovado por unanimidade pela Assembleia Geral das Nações Unidas”, tendo como foco a geração de ideias que contribuam para objetivos globais como “erradicar a pobreza e a fome” ou “reduzir as desigualdades”.
[sc name=”assina” by=”ZAP”]
Vai começar mais uma "festa"
bitcoin, já deu problema, há muito está percebido que é um problema , e lá vai o nosso " Estadosinho" investir em virtualidades...Se antes já era complicado provar culpa de prevaricadores, agora vai ser um arraial...Vamos lá ainda não estamos fartos (pensam)