António Pedro Santos / Lusa

O Conselho de Ministros aprovou o aumento do salário mínimo nacional (SMN) em 30 euros a partir de janeiro de 2021, passando assim para 665 euros.

Atualmente, o SMN é de 635 euros e o Governo tem como objetivo atingir os 750 euros no final da legislatura, lembrou o secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, em conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros.

“A decisão do aumento do SMN para 2021 no valor de 30 euros significa que o novo valor atingirá 665 euros durante o próximo ano, dando sequência ao que tem sido o percurso de aumento sustentado do salário mínimo e é um passo na concretização do que está no programa do Governo com vista a atingir 750 euros no final da legislatura

, em 2023″.

O Governo tem competência para fixar o valor anual do SMN, depois de ouvir os parceiros sociais. Mesmo com a subida de 2021, o SMN português continua a ser dos mais baixos da Europa, ficando atrás de vários países, como a Grécia, Malta, Eslovénia ou Espanha.

De acordo com dados apresentados pelo Governo , a subida do SMN irá abranger cerca de 742 mil pessoas, representando 21,1% dos trabalhadores por conta de outrem, com um peso de 13,2% na massa salarial do país.

[sc name=”assina” by=”ZAP” source=”Lusa” ]