O agravamento dos impostos sobre os combustíveis entra já hoje em vigor, provocando aumentos da ordem do seis cêntimos por litro, antecipando a introdução desta medida prevista no Orçamento do Estado para 2016 (OE 2016).

A proposta de OE 2016, que prevê o aumento do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), só deverá entrar em vigor em Abril, mas o governo não esperou pela sua aprovação para decretar o aumento nos preços dos combustíveis.

A portaria que determina o aumento do ISP em seis cêntimos por litro na gasolina sem chumbo e no gasóleo rodoviário e em três cêntimos por litro no gasóleo verde foi publicada nesta quinta-feira, 11 de Fevereiro, entrando já hoje em vigor.

A medida apanhou as petrolíferas de surpresa, relata o Observador, constatando que os preços ainda não foram actualizados nas bombas de gasolina das principais marcas.

Ao início da manhã desta sexta-feira, Galp Energia, BP e Repsol ainda não tinham ainda actualizado os preços à luz dos aumentos que entram em vigor nesta sexta-feira, o que poderá gerar uma corrida às bombas para aproveitar o limbo antes da atualização.

O Observador confirmou junto da Galp Energia que “não há ainda informação sobre quando essa actualização será feita”.

ZAP