Rodrigo Antunes / Lusa

As instituições de ensino superior vão poder destinar ao regime geral de ingresso as vagas que não forem usadas nos concursos especiais, permitindo um aumento de cerca de 4 mil vagas.

As universidades e institutos politécnicos vão poder atribuir vagas destinadas aos alunos internacionais a candidatos através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, anunciou hoje a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa.

A medida, anunciada durante a conferência de imprensa sobre a reunião de hoje do Conselho de Ministros, foi justificada pelo elevado número de candidatos no concurso nacional e, por outro lado, pela expectável diminuição de estudantes internacionais.

“Tivemos no concurso nacional de acesso o maior número de candidatos desde há muitos anos e, por isso, o Governo resolveu que as instituições de ensino superior podem usar essas vagas para o concurso geral de acesso”, explicou a ministra Mariana Vieira da Silva.

De acordo com o jornal Público, são cerca de 4.000 novos lugares que podem ser ocupados no concurso que está a decorrer.

A primeira fase do concurso ao ensino superior terminou no domingo com 62.675 candidatos, o valor mais alto desde 1996. O número de candidatos supera as 51.408 vagas disponíveis para o ensino superior público. Assim, cerca de 11 mil estudantes

correm o risco de não entrar em nenhuma instituição.

No comunicado divulgado após o Conselho de Ministros lê-se que serão adotadas medidas excecionais durante a pandemia para reforçar “o número de vagas no regime geral de acesso ao ensino superior”.

Assim, as instituições de ensino superior vão poder destinar aos alunos nacionais que se candidataram ao concurso de acesso as vagas que habitualmente estão destinadas ao concurso especial para os estudantes internacionais.

As quebras de procura dos alunos estrangeiros chegam, em algumas instituições, aos 50%. O Governo procura que estas vagas que não tenham sido ocupadas em todos os concursos especiais sejam usadas por cerca de 4 mil dos quase 63 mil que se candidataram este ano. As colocações são divulgadas a 28 de setembro.

[sc name=”assina” by=”ZAP” source=”Lusa” ]