Alan Watts / GoPro

O Homem – o único animal no planeta capaz de usar uma GoPro debaixo de água enquanto finge ser uma sereia

Depois de um crescimento explosivo nos últimos anos, a GoPro revela que as vendas têm sido um desastre e que vai ter que despedir pessoal. O anúncio provocou uma queda de 25% na bolsa.

Como os Portugueses bem sabem, tudo corre bem até ao momento em que é preciso apresentar as contas e descobrir-se quanto dinheiro há efectivamente, e quanto é que é apenas “teoria”.

No caso da GoPro, foi revelado que a venda das suas câmaras tem estado muito abaixo do esperado – o lançamento da Hero4 foi considerado um verdadeiro flop – e que irá ser necessária uma reestruturação, com o despedimento de cerca de 7% dos funcionários.

O anúncio fez-se obviamente sentir não apenas na prestação das acções da GoPro na bolsa, mas também no das empresas directamente relacionadas, como as de seus fornecedores de componentes.


Mais interessante será talvez traçar alguns paralelos.

A GoPro tem sido considerado uma marca de referência nas action cams

, mas embora todos a apreciem, no momento de comprar uma câmara deste tipo, quanto é que não optarão por comprar uma câmara de uma marca chinesa menos conhecida, por menos de metade do preço?

Se calhar, será apenas mais um exemplo de que as empresas “de referência” não podem fechar os olhos à concorrência low-cost que nos chega do outro lado do mundo.

E a grande questão é se até mesmo marcas como a Apple poderão continuar imunes a este efeito durante muito mais tempo.

Embora a Apple continue a vender aos milhões e a ter “biliões” em caixa, o que é certo é que nos últimos meses já cortou na produção de iPhones…

Poderá esse ser o primeiro indício de que a Apple terá que enfrentar a inevitável questão do preço dos seus produtos? A ver vamos…

Aberto até de Madrugada