(dr)
O derretimento do glaciar Lendbreen, na Noruega, deixou a descoberto inúmeras relíquias da era viking, revelou uma nova investigação.
Uma equipa de arqueólogos da Universidade de de Cambridge, no Reino Unido, e da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia descobriram vários objetos da era viking, incluindo os restos de um sapato, uma faca com um cabo de madeira e uma luva de couro.
Entre os objetos estava ainda uma roca utilizada para fiar fibras naturais, ferraduras, ossos, restos de trenós, uma bengala com uma inscrição e uma túnica de lã muito bem conservadas, detalharam os cientistas no novo artigo cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especializada Antiquity.
Os objetos agora encontrados revelam as rotas utilizadas pelos vikings através das montanhas deste país escandinavo.
Depois de analisarem vários objetos recorrendo à datação por radiocarbono, os cientistas concluíram que estes caminhos terão sido utilizados pelos vikings entre 300 e 1500 d.C, com um “pico de atividade” em meados dos anos 1000, durante a era viking, quando os nórdicos expandiram a sua influência na Europa.
“A minha descoberta favorita de Lendbreen é um pedaço de madeira com pontas pontiagudas. Quando a encontramos, não conseguimos perceber qual era a sua utilidade”, disse um dos investigadores, Lars Pilo, em declarações ao portal IFLScience.
Os cientistas acabaram por descobrir que este objeto foi criado para impedir que um jovem animal fosse amamentado, ou seja, servia, consequentemente, para que os vikings pudessem utilizar o leite animal para consumo humano.
As evidências, rematam os cientistas, “fornecem novas informações sobre os fatores socioeconómicos que influenciavam as viagens em grandes altitudes e aumenta a nossa compreensão sobre o papel das passagens nas montanhas”.
[sc name=”assina” by=”ZAP” ]
Vê-se uma bússola! LOL