Luong Thai Linh / EPA
O presidente da China, Xi Jinping
Ren Zhiqiang, executivo do ramo imobiliário chinês e membro do Partido Comunista, está desaparecido desde 12 de março.
De acordo com o The Guardian, acredita-se que Ren Zhiqiang é o autor de um texto no qual chama “palhaço” ao Presidente Xi Jinping, devido ao seu discurso, há cerca de um mês, sobre o esforço para combater o novo coronavírus. Ren já tinha sido banido das redes sociais e penalizado no seio do seu partido, e desde 12 de março que ninguém sabe dele.
Três amigos contaram à Reuters que Ren andava “muito ansioso” nos últimos dias. “Ren Zhiqiang é uma figura pública e o seu desaparecimento é amplamente conhecido. As instituições responsáveis precisam de dar uma explicação razoável e legal o mais rápido possível”, afirmou Wang Ying, uma amiga e colega de trabalho.
Depois do discurso de 23 de fevereiro do Presidente chinês, começou a ser partilhado um texto online que se presume ser da autoria de Ren. Apesar de não citar especificamente o nome do Presidente, refere que, ao analisar o seu discurso, não viu ali “um imperador a exibir as suas roupas novas, mas um palhaço despido
que insistia em continuar a ser imperador”.O mesmo artigo denuncia que a gestão da propagação do coronavírus foi reveladora de uma “crise de governação” no seio do partido e que a falta de liberdade de expressão e de imprensa impediram que o surto fosse contido mais cedo.
O China Digital Times adianta que Ren pode ter sido detido na quinta-feira, mas a polícia de Pequim não dá informações sobre o caso nem sobre o seu paradeiro.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]
Esse gajos da Comunada Socialistas / Marxistas não passam de meros Terroristas!