Gage Skidmore / Wikimedia

George R. R. Martin, autor da saga “As Crónicas de Gelo e Fogo” que deu origem à série “Guerra dos Tronos”

Enquanto o criador dos livros da série As Crónicas de Gelo e Fogo, que inspiram a série Game of Thrones, não dá continuidade a seu próximo lançamento, chamado Os Ventos de Inverno, uma rede neuronal está a fazer o trabalho por George R. R. Martin.

O quinto e último livro até agora lançado da saga de As Crónicas de Gelo e Fogo – A Dança dos Dragões – foi publicado a 12 de julho de 2011 nos Estados Unidos. Já esse livro demorou seis anos a ser publicado e depois disso, George R. R. Martin prometeu novas histórias para 2014.

Os anos passaram e corre já o ano de 2017. A sétima temporada da série televisiva inspirada nos livros acabou esta semana e continua sem haver sinais de um novo capítulo da história.

Enquanto o criador dos livros da série não dá continuidade ao próximo lançamento – intitulado “Os Ventos de Inverno”, uma rede neuronal está a fazer o trabalho por ele. Criado por um engenheiro de softwares chamado Zack Thoutt, o programa usou todos os livros da série para se basear no que a lógica indica para criar a trama da próxima obra.

A verdade é que, quem vê a série e lê os livros, sabe bem que na história a lógica impera pouco.

Segundo o engenheiro, o sistema é uma espécie de “rede de longa memória

de curto prazo”, o que significa que o programa se lembra de informações dos textos lidos, como nomes de personagens, e faz as devidas associações entre eles.

Thoutt já chegou a fazer o upload de cinco capítulos do livro, com cerca de 5.400 páginas no total, revelando mais mortes e entranhas do roteiro.

Entre o que a rede neural criou para a obra, estão alguns acontecimentos bombásticos: Lord Varys assassina por envenenamento Daenerys, Asha – a Yara Greyjoy, na televisão que, nos livros tem um nome diferente – caça a Patrulha da Noite, e uma bota torna-se a nova e poderosa arma de Arya Stark.

O programa também prevê Jon Snow a montar em um dragão e Jaime Lannister a assassinar Cersei.

Além disso, o programa de Thoutt criou um novo personagem para Os Ventos do Inverno: Barba-Verde, que ainda não se sabe a que Casa pertence, nem qual o seu objetivo na história.

Quem perceber bem o idioma inglês pode ler os cinco primeiros capítulos no link disponibilizado pelo criador do programa.

 [sc name=”assina” by=”ZAP” url=”https://canaltech.com.br/livros/george-r-r-martin-nao-escreve-livro-mas-uma-rede-neural-o-fez-em-seu-lugar-99790/” source=”Canal Tech”]