Um programa da emissora norte-americana Fox News apresentou um pedido de desculpas depois de apresentar um título no qual apontava algumas nações da América Central como “países” do México. El Salvador, Guatemala e Honduras foram os países em causa.

O incidente ocorreu neste fim de semana no programa matinal Fox & Friends Weekend. Durante a emissão, reporta o Mashable, os três comentadores que conduziam o programa debatiam a decisão do Presidente norte-americano, Donald Trump, sobre a retirada de assistência económica a El Salvador, Guatemala e Honduras.

Os comentadores davam conta de que o líder dos Estados Unidos tomou esta decisão porque os países em causa não eram capazes de conter o fluxo de migrantes, quando surgiu no ecrã um título que descrevia estas nações como “três países mexicanos”.

Pouco depois, e ainda na mesma transmissão Ed Henry, um dos apresentadores do programa, corrigiu a informação transmitida, deixando um pedido de desculpas.

“Mostramos um gráfico inadequado enquanto falávamos desta história”. “Só queremos ser claros: o financiamento está a ser cortado em três países da América Central”, esclareceu. “Pedimos desculpas pelo erro, que nunca deveria ter acontecido

“, disse Henry.

O título, que esteve menos que um minuto no ar, despertou de imediato inúmeras reações nas redes sociais que mostravam mais humor do que indignação.

“Três Méxicos são melhores do que um”, pode ler-se numa imagem alterada com o famoso boné vermelho da campanha eleitoral de Donald Trump, onde o slogan Make America Great Again foi substituído para o incidente televisivo.

“Só visitei um [dos Méxicos]… preciso de viajar mais este ano”, “México do Norte, México do Sul e ‘Mexipotâmia'”, são outros dos comentários sobre o assunto nas redes sociais.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]