A ciência já nos mostrou algumas vezes que nosso universo, um dia, num futuro muito, muito distante, vai acabar. Mas como é que isso vai acontecer? O físico teórico Robbert Dijkgraaf, professor do Instituto de Estudos Avançados em Princeton, nos EUA, explica como o universo vai encontrar a sua morte.
Basicamente, o que Robbert Dijkgraaf diz é que os buracos negros vão destruir tudo.
“Acho que a maior descoberta da teoria de Einstein é que o universo está a expandir-se. Mas aprendemos algo ainda mais dramático nos últimos anos. Aprendemos que o Universo não está apenas a expandir-se, há uma força dentro do espaço vazio que o ajuda a afastar-se”, explica o físico.
“Isso na verdade está a acelerar a expansão do Universo, e essa expansão terá consequências realmente dramáticas. Significa que a parte mais distante do universo vai começar a afastar-se tão rapidamente que, numa determinada altura, essa parte do Universo será mais rápida do que a velocidade da luz”, explica.
LIGO
Representação artística das fusões de buracos negros detectadas pelo LIGO
Segundo Dijkgraaf, essa aceleração trará consequências para a nossa galáxia, a Via Láctea. Todas as nossas galáxias vizinhas vão desaparecer lentamente, e um dia restará apenas a nossa galáxia – talvez com mais algumas outras.
“Nós vamos estar a viver num universo-ilha. Assim, quando a galáxia for deixada sozinha neste universo vazio, as estrelas vão-se apagar, uma a uma, vão queimar o seu combustível e desaparecer”, diz Dijkgraaf.
“E quando todas as estrelas queimarem o seu combustível, a única força que restará é a força da gravidade, que vai puxar lentamente as estrelas, e os buracos negros irão devorar tudo o que existe. E será isso”, acrescenta o físico.
Dijkgraaf acredita que, por este cenário ser muito desolador, muitos dos nossos físicos hesitam em acreditar que é realmente isto o que vai acontecer.
“Mas todos os estudos estão a apontar nessa direcção”, conclui Dijkgraaf.
[sc name=”assina2″ by=”” url=”http://hypescience.com/morte-universo/” source=”HypeScience” url2=”http://www.businessinsider.com/how-universe-will-die-2017-4″ source2=”Business Insider” ]
Outra mentira a ser perpetuada. No fim só vão existir buracos negros, vão-se comer uns aos outros e tudo se vai reduzir a um buraco negro,todo o Universo será um buraco negro massivo...Ok...
A vida nunca cessa. Nada se perde, tudo se transforma.
https://www.bibliotecapleyades.net/ciencia/esp_ciencia_haltonarp.htm