O jogo de andebol entre o Benfica e o Sporting, realizado este sábado, ficou marcado por um cântico polémico da claque encarnada, que faz referência ao adepto sportinguista que morreu no Jamor por causa de um very-light.

Depois da polémica com o cântico dos Super Dragões, que fazia referência à queda do avião onde se encontravam os jogadores da Chapecoense, eis que surge um novo cântico para embaraçar o desporto português, desta vez a partir da claque do Benfica.

Foi no Jamor que o lagarto ardeu, na final da Taça o very-light é que o fodeu”, ouviu-se este sábado durante o jogo de andebol entre o Benfica e o Sporting, numa referência da claque encarnada ao adepto sportinguista Rui Mendes, de 36 anos, que morreu, em 1996, atingido por um very light durante a final da Taça de Portugal.

Já no mesmo dia, mas durante um jogo de futsal no Pavilhão da Luz, foi ouvido o mesmo cântico, o que levou o diretor de comunicação do Sporting a pedir a intervenção do Ministério Público, escreve o Público.

“A amoralidade continua impune. O silêncio criminoso da direcção de virgens ofendidas do clube que diz não ter claques mas que as apoia ilegalmente, é cada vez mais insuportável”, pode ler-se no Facebook de Nuno Saraiva.

Esta segunda-feira, o Benfica emitiu um comunicado no seu site oficial a condenar o cântico dos adeptos encarnados e no qual pede calma para o dérbi que se aproxima.

“O Sport Lisboa e Benfica tal como de imediato reagiu na noite de sábado, repetimos como de imediato reagiu, repete o repúdio e a condenação de forma veemente sobre os lamentáveis e inqualificáveis cânticos de um grupo de adeptos do nosso Clube”.

O Benfica refere que também foi alvo de cânticos ofensivos por parte da outra claque, nos quais não foi respeitada a “memória de Eusébio”.

“São comportamentos inaceitáveis, que merecem uma pública condenação, tais como os insultuosos cânticos à memória de Eusébio que foram feitos pela claque de outro clube e que estamos certos nada tem a ver com a instituição Sporting Clube de Portugal”.

“O Sport Lisboa e Benfica aproveita para testemunhar a sua confiança, de que a exemplo da história comum centenária, o dérbi do próximo fim de semana será mais um momento de festa, convívio e sã rivalidade e competição entre os atletas e adeptos dos dois clubes”.

No próximo sábado, às 20h30, o Sporting recebe o Benfica, no Estádio de Alvalade.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=”” ]