(dr) HBO

Quem gosta de Game of Thrones sofre tanto como um fã azarado de uma equipa de futebol. Quando acha que finalmente tudo está a dar certo, e o campeonato está no papo, a equipa é goleada.

No caso do mundo criado por George R. R. Martin, a diferença é que os fãs torcem e apegam-se a um personagem – e ele morre. É uma desilusão tremenda. Mas segundo parece, até mesmo pessoas que em teoria têm coisas bem mais importantes para fazer do que nós, passam por esse terrível trauma.

O físico húngaro Milán Janosov adora Game of Thrones, e notou que, no mundo criado por George R. R. Martin, o status social, os aliados e as interacções entre os personagens são factores fundamentais. Então, Janosov analisou cerca de 3 mil interaçcões entre mais de 400 personagens e obteve este mapa.

(dr) Milán Janosov

A rede de Game of Throne que permite determinar a probabilidade de morte dos personagens

De acordo com os seus cálculos, Janosov constatou as probabilidades de mortes de muitos personagens, entres as quais as de Daenerys Targaryen, que tem 91%(!)

de hipóteses de morrer, com uma margem de erro de 5%, e Jaime Lannister, que tem 67% de probabilidade de morte com margem de erro de 11%

Jon Snow, que até já esteve “morto”, possui apenas 45% de probabilidade de morte, com uma margem de erro de 10%, e Brienne tem 81%, com uma margem de 7%.

Milán Janosov, estudante de doutoramento na Central European University, publicou a sua pesquisa completa no site do Centro de Ciências de Rede da instituição.

Não é possível saber para já se o cientista acertou em alguma das suas previsões. Mas agora que o inverno chegou, a probabilidade de muitos dos nossos personagens favoritos morrerem é de… 100%, com uma margem de erro provavelmente muito reduzida.

[sc name=”assina” by=”” url=”http://www.hypeness.com.br/2017/07/fisico-cria-metodo-para-descobrir-personagens-com-mais-chances-de-morrer-em-game-of-thrones/” source=”Hypeness”]