Florida Turnpike / Flickr
A Autoridade Tributária (AT) estava a fazer, nesta terça-feira, uma operação stop a condutores em Alfena, em Valongo, com a colaboração da GNR, com o intuito de cobrar dívidas às Finanças. Entretanto, a operação foi cancelada por ordem das Finanças.
Segundo fonte da AT no local, a iniciativa, denominada “Ação sobre Rodas”, passava por “intercetar condutores com dívidas às Finanças, convidá-los a pagar e dar-lhes essa oportunidade de pagarem”.
“Se não tiverem condições de pagar no momento, estamos em condições de penhorar as viaturas”, referiu a mesma fonte à Lusa.
Contudo, poucas horas depois, o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais mandou cancelar esta operação nas estradas de Valongo. A razão para o cancelamento, segundo explicou o gabinete do Ministério das Finanças ao Observador, prende-se com o facto de que a medida “não foi definida centralmente”.
Além disso, as Finanças recordaram que “as orientações na Autoridade Tributária são para atuação proporcional”. Após cancelarem a operação, as Finanças estão agora a “verificar o enquadramento em que a respetiva Direção de Finanças definiu esta ação”.
O controlo dos devedores estava a ser feito através de um sistema informático
que se encontra montado em mesas em tendas colocadas na rotunda da Autoestrada 42 (A42), na saída de Alfena, no distrito do Porto.O sistema informático cruzava dados através das matrículas das viaturas e comparava-os com a existência de dívidas ao fisco.
A operação teve início às 8 da manhã e deveria prolongar-se até cerca da uma da tarde. No local encontravam-se “cerca de 20 elementos” da AT e cerca de 10 da GNR. A Lusa testemunhou no local a paragem de mais de uma dezena de viaturas.
Elementos da GNR mandavam parar as viaturas, consultavam os agentes da AT que se encontravam aos computadores e, mediante a existência de dívidas, solicitavam aos condutores que as liquidassem.
[sc name=”assina” by=”ZAP” source=”Lusa”]
A esquerdalha no seu melhor! Qualquer dia, se tiver que sair para trabalhar no estrangeiro, ficam-me com a casa... ah... esta eles já sugeriram.